terça-feira, 19 de abril de 2011

Palavras de sabedoria

Querido (a) amigo (a)


Penso em você, aqui e ali. Recordo da grandeza que você traz aí dentro, da estima gigantesca que você carrega por tudo o que tem ou faz. E, se acaso você não traz isso na consciência ou nos seus atos, sei que é dada às dificuldades que temos, mesmo, em pensar bem a respeito de nós próprios. Mas, a sua vida é uma luta árdua, do amanhecer ao por do sol. Só te peço uma coisa, apenas: encare-a como dom, como graça pura, como presente de alegria, mesmo que as lágrimas, aqui ou ali, teimam em saltar as retinas e denunciarem certo desgosto com algo ou alguém.


A vida deveria ser mais leve. Tudo deveria ser mais sereno, mesmo as nossas lutas. Gostaria de te pedir, pela amizade que construímos, que você e eu cultivemos palavras melhores com os outros. Olha, isso não é nada fácil. Também sou aprendiz dessa semeadura e nem sempre consigo expressar as belezas que deveriam ser expressas. Mas, estamos aí, vivendo no aprendizado diário. Há dias cinzas, porém hoje amanheci com vontade de ser melhor do que ontem. Vamos tentar, juntos?


Iniciemos pela contemplação do dia, gigante amor dado pela Sagrada Natureza, como Eucaristia que chega aos nossos olhos, em nossa pele, em nosso olfato pelos ventos suaves matinais. E pelo calor que aquece o dia, que enche de vida o passar das horas, que incendeia as pessoas a saírem de seus cantos e a encantarem o mundo com suas presenças. Nesse instante em que você passa os olhos nessas linhas simplórias, uma grandeza está por acontecer, nos segundos que transbordam esse momento de leitura: o milagre da vida. Pense bem: você é um milagre. Eu sou um milagre. Somos expressão do milagre de viver. De milhões de possibilidades, a natureza (leia-se, Deus) escolheu a mim e a você, desse jeito belo que ambos somos. Portanto, dessa grandeza, mesmo que as tristezas venham alhures, eu não estou disposto a abrir mão, por nada nesse mundo. E peço que você faça o mesmo.


Vou parando por aqui. Mas, a energia que pulsa em nós prossegue. Que nossa vida concreta seja uma permanente Ação de Graças. Obrigado por você existir nessas estradas que percorro. Ter você por aqui, nessas companhias certeiras que fazemos qual romeiros, é bom, muito bom. Receba o calor da amizade, único bem que cultivamos, de inestimável valor e pelo qual, agora, milhares de pessoas vivem à procura. Às vezes encontram. Às vezes, não. Nós, nós encontramos esse precioso tesouro.




Fique bem.

Eu espero

Se você soubesse o quanto é intenso no meu peito
O amor que eu tenho por você e o que guardo aqui dentro
Se você voltasse sempre, se houvesse intimidade
Certamente deixaria de implorar por outro amor
Na distância é tão difícil ser amigo de alguém
Olhe para mim, que eu preciso lhe dizer

Que eu espero por você
E não me canso de esperar
A porta aberta vou deixar
Se quiser pode voltar
E eu espero por você
E não me canso de esperar
Meu coração se alegrará
Quando você se aproximar

Se você se aproximasse do meu peito transpassado
Se aos pés da cruz ficasse, saberia o que é o amor
Se o amor que me oferece é tecido de palavras
Eu lhe estendo os meus braços, mostro em gesto o que é o amor
Na distância é tão difícil ser amigo de alguém
Olhe para mim, eu preciso lhe dizer